A mulher Cananéia

Criar um Site Grátis Fantástico
A mulher Cananéia

A mulher Cananéia

E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído. (Marcos 7:24-30)

 

O Senhor JESUS levantando acampamento foi para a região de Tiro e Sidom visando estar mais reservado com Seus discípulos para ministrar-lhes ensinos mais específicos. Parece não ter sido bem sucedido ou o episódio seguinte, de abrir exceção no cuidado com os filhos de DEUS, os judeus, e atender a uma mulher gentia de origem siro-fenícia (Pagã) que buscava ter sua filha liberta de um espírito demoníaco, era previsto (dentro de Sua onisciência) para compor parte do ensinamento. Tiro e Sidom são referidas por JESUS dentre cidades que ofereceram resistência para arrependimento ao ouvir a Palavra de DEUS (Mt.11:21) e isto nos possibilita deduzir que Sua ida para lá poderia visar certa privacidade para falar com Seus discípulos sem ser interrompido. Os judeus eram os filhos e os gentios daquela localidade, descendentes de Cão (grego- Kynaria = cahorrinhos animal doméstico) , o que significa que o Mestre não estava falando no sentido pejorativo, mas usando linguagem que a mulher e os presentes entendiam sem ofender-se, e isto favorece a atitude de humildade por ela exposta e que atrai a liberação da benção de receber a graça buscada com tamanha disposição. Ter a libertação de uma filha pode parecer simples migalha dentro do contexto para o qual a mulher dirige a resposta, porém só uma mãe reúne condições de mensura-la. Este fato tornou-se lição e exemplo de fé digno de alcançar benção buscada das mãos de JESUS e futuramente é citado pelo irmão do Senhor JESUS, Tiago, o primeiro bispo da igreja cristã em sua epístola (Tg. 4.10), e pelo apóstolo Pedro (I Pe.5:6). Louvado seja DEUS que pelo acesso que nos concede à SUA Palavra, hoje somos agraciados pelo mesmo ensinamento que CRISTO reservou para Seus discípulos. tenhamos sábia e humilde atitude de tirar desta os ensinos que apresentam e beneficiam.


Autor: Leonardo Soares
Referencias bibliográficas:
Bíblia João Ferreira de Almeida.